Ler no século XXI - Livros, leituras e tecnologias este foi o tema da IV Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian nos dias 15 e 16 de Outubro.
O auditório teve a sala cheia nos dois dias da conferência. Esteve presente na sessão de abertura a Srª Ministra da Educação, "mãe" do PNL. Seguiu-se a conferência Antonio Rodríguez de las Heras (Director do Instituto de Cultura e Tecnologia da Universidade Carlos III, Madrid), subordinada ao tema “Nuevos lectores. Otra escritura”. Rodríguez de las Heras levou-nos pelos novos universos do livro e da leitura, e alertou-nos para a necessidade de «inventar» novos livros para os novos leitores e novas formas de leitura destaque para o ipad, De las Heras é talvez, na Europa a voz mais lúcida e desperta para os desafios que o mundo da leitura enfrenta e um dos paladinos da revolução cultural em curso.
Alexandre Castro Caldas, Professor do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica, que nos trouxe os resultados da sua investigação nas neurociências sobre as transformações no cérebro resultantes da aprendizagem da leitura, no caso concreto, em idosos analfabetos. Uma prova de que a leitura tem também profundas implicações biológicas.
Destaca-se a homenagem prestada a Matilde Rosa Araújo, por Leonor Riscado (Professora da E.S.E. de Coimbra)e as actrizes Lúcia Maria e Maria Leite, que recriaram um pouco do universo mágico da autora.
No segundo dia Chris Meade ( director do if:book) falou da forma como a sociedade actual está a fazer a transposição da página (impressa) para o ecrã e das oportunidades que os novos media apresentam para autores e leitores, apresentando a teoria de que o digital vem sobretudo resolver muitos problemas, embora alguns lhe inventem problemas.
Foram também apresentadas as novidades do PNL em destaque